Quinta-feira, 15 de Abril de 2004

Epigrama funerário

Gato-de-Pompeia.jpg 

o gato de Pompeia

 

A gata doméstica que comeu a minha perdiz
espera viver em nossa casa?
Não, querida perdiz, não te deixarei morrer sem honras,
imolarei sobre ti o teu inimigo.
Porque a tua alma vive atormentada enquanto eu
não fizer tudo o que Pirro fez sobre o túmulo de Aquiles.

 

Agátias, o Escolástico, em Do Mundo Grego Outro Sol, selecção, tradução e notas de Albano Martins, Ed. Asa, Lisboa, 2001

publicado por arcadajade às 22:27
link do post | comentar
3 comentários:
De Anónimo a 17 de Abril de 2004 às 18:31
:)

Adoro.
</a>
(mailto:ponto@ponto.pt)
De Anónimo a 16 de Abril de 2004 às 21:23
Não lamentes a Jade, pois nesta Arca não há lugar para vinganças pírricas. Comer a perdiz (ou o rasgão acidental no meu polegar esquerdo, cuja cicatriz possivelmente não desaparecerá) é da natureza felina, claro. Mas eu quis editar o epigrama, saborosamente cruel, pois foi o único texto da Grécia Antiga que encontrei sobre gatos. E agradecer também ao amigo que me enviou a bela imagem do gato de Pompeia. É um gato romano, mas enfim, Grécia, Roma... :-)

Obrigada, LE.
Um beijojade
</a>
(mailto:jade@iol.pt)
De Anónimo a 16 de Abril de 2004 às 17:14
O texto é muito bonito. É dramático, também. O gato porfia o destino que a natureza lhe reservou. É simplesmente felino, e, amigo.
Coitada de ti, Jade.
Beijos.LE.
(http://oceanus-occidentalis.weblog.com.pt)
(mailto:oceanus-occidentalis@sapo.pt)

Comentar

correio da arca

espólio da arca

sobre mim

tags

todas as tags

RSS